Biologia Sistema Endocrino Exercicios
Sistema Endócrino
1) (Mack-2008) No diabetes melito, há dificuldade em facilitar a entrada de glicose nas células, o que resulta em hiperglicemia sangüínea. Há dois tipos de diabetes melito.
No tipo I, ocorre destruição das células responsáveis pela produção de insulina, enquanto no tipo II as células do corpo deixam de responder à ação desse hormônio, ainda que a sua produção seja normal. Assinale a alternativa correta. a) No diabetes tipo I, as células destruídas se situam no córtex da supra-renal.
b) Os indivíduos com diabetes tipo II necessitam de injeções diárias de insulina.
c) A glicemia sangüínea é controlada principalmente pelo sistema nervoso autônomo, responsável pela liberação de adrenalina. d) A manutenção de altos níveis de glicose no sangue provoca sintomas como hipertensão arterial, sede constante e aumento na produção de urina.
e) Se os níveis de glicose no sangue permanecem altos, o metabolismo celular aumenta.
2) (ETEs-2007) Todos os anos, algumas espécies de peixes sobem até as cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza para realizar a reprodução. É a piracema, fenômeno considerado essencial para a preservação da piscosidade (abundância de peixes) das águas de muitos rios e lagoas.
A seguir são dadas algumas informações sobre a piracema:
I.
As primeiras piracemas costumam acontecer por volta de outubro quando, devido às chuvas, ocorre uma série de enchentes.
II.
As chuvas e as enchentes estimulam a ovulação nas fêmeas e fazem com que os peixes formem um cardume em um determinado trecho do rio, para realizar a reprodução. III.
As espécies migradoras sobem o rio em levas consecutivas que podem ser constituídas por peixes de vários tamanhos.
IV.
Os peixes nadam contra a correnteza e, por essa razão, há uma alta produção de ácido lático em seus músculos. V.
Ocorre a fabricação de um hormônio provocada pela estimulação do ácido lático. Esse hormônio é o responsável pela maturação das células reprodutoras dos peixes. Com