Músculos humano
O tecido muscular é constituído de fibras protéicas (actina e miosina) que se deslizam umas sobre as outras para realizar a flexão, extensão, rotação, adução e abdução dos membros.
Todo o músculo possui uma origem e uma inserção, por estes pontos se ligam aos ossos através de tendões, desta maneira são capazes de realizar a movimentação dos membros e do corpo como um todo. A glicose, o cálcio e o fosfato de creatina bem como os impulsos nervosos também têm papel importante neste mecanismo.
O QUE É TECIDO MUSCULAR
Os músculos são órgãos constituídos principalmente por tecido muscular, especializado em contrair e realizar movimentos, geralmente em resposta a um estimulo nervoso e claro, utilizando o ATP (molécula orgânica responsável pelo armazenamento de energia nas sua ligações químicas) e pela sua excitabilidade, ou seja capacidade de responder a esses estímulos que podem ser de origem mecânica, elétrica ou química. Podem ainda o tecido muscular ser formado por 3 tipos de espécies de tecido- TECIDO MUSCULAR ESTRIADO ESQUELÉTICO, TECIDO MUSCULAR LISO E CARDÍACO.
Outra classificação dos músculos divide-os em:
1. Músculos vermelhos, que são músculos com grande resistência à fadiga, responsáveis pelas atitudes posturais, com uma capacidade de contracção mais ou menos intensa e de forma duradoura. Perante um estímulo têm uma capacidade de resposta pequena. O metabolismo energético predominante é o aeróbico, sendo os principais substratos ener¬géticos a glicose e as gorduras.
2. Músculos brancos, que são os músculos facilmente fatigáveis, com capacidade para contracções rápidas e intensas, destinadas a vencer grandes resistências de vez em quando. O metabolismo energético é o anaeróbio, com baixa rendibilidade, sendo a glicose logicamente o único, substrato energético.
COMO É FORMADO O TECIDO MUSCULAR
O tecido muscular em geral origina-se a partir do mesoderma (folheto embrionário), que constitui os músculos.
TECIDO MUSCULAR