Musculos do corpo humano
- Função e Composição
Cada parte do corpo humano possui uma funcionalidade específica para o perfeito desempenho do conjunto. Presentes no corpo inteiro, os músculos, além de contribuírem para a forma externa, representam a parte ativa do aparelho locomotor, fazendo a ligação do sistema nervoso com os ossos. São responsáveis pelos movimentos e, simultaneamente, pela estabilidade do esqueleto, mesmo quando o indivíduo está em repouso, bem como outras partes do corpo como os olhos, a língua, a laringe etc. Em outras palavras, do piscar de olhos à corrida, o indivíduo depende do funcionamento muscular. São constituídos por células alongadas (denominadas de fibras musculares) caracterizadas pela presença de grande quantidade de filamentos citoplasmáticos específicos.
- Tipos de músculos
Existem, aproximadamente, cerca de 639 músculos no corpo humano; juntos eles representam de 40 a 50% do peso total de uma pessoa. Os três tipos de músculos existentes são os “músculos estriados”, os “músculos lisos” e os “músculos cardíacos”. São classificados em “voluntários” e “involuntários”, sendo que os primeiros, como o próprio nome já diz, se contraem de acordo com a vontade do indivíduo.
Músculos Estriados: Possuem uma contração rápida e brusca, sendo, com exceção do esfíncter anal, formados por fibras musculares dotadas de estrias.
Músculos Cardíacos: É o miocárdio, o músculo do coração, que promove os batimentos cardíacos. Sua contração é vigorosa e involuntária.
Músculos Lisos: Formam as paredes das víceras, aparelho respiratório e aparelho circulatório, com relaxamento e contração lentos. Exceto o coração, que possui músculo estriado, os músculos involuntários são formados por células musculares sem estrias.
-Contração Muscular
A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de