Padronização de NaOH
SECRETARIA DE ESTADO DE CIENCIA E TECNOLOGIA.
FUNDAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTADUAL DA ZONA OESTE - UEZO
Relatório de Química Analítica Experimental.
Prática 03
Padronização de NaOH
Turma: 2014.1
Curso: Polímeros
Alunos: Felipe Dias Thaisa Santos Nicolas Gomes
Rio de Janeiro 24 de setembro de 2014.
1. Introdução
Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias, ou seja, corresponde ao estado em que as substâncias estão subdivididas de modo que suas partículas estão em dimensões moleculares, atômicas ou iônicas, dependendo da natureza das substâncias. Apesar de importantes para a determinação das propriedades de uma solução, os componentes não são a única coisa que os determina. A quantidade, ou seja, sua concentração também é importante para tal. A concentração de uma solução representa a proporção entre a quantidade de substância presente numa determinada solução, e é dada pela razão entre a quantidade de soluto pelo volume de solução. A concentração é expressa comumente em moles de soluto por litro de solução. Tal concentração é chamada de molaridade da solução.
Quando não há reagente na forma pura, que é o caso da maioria dos hidróxidos alcalinos e parte dos ácidos inorgânicos, preparam-se soluções que estejam próximas a molaridade desejada. Em seguida estas soluções são padronizadas pela titulação contra solução de uma substância pura, com concentração conhecida, chamada de padrão primário.
Padrão primário é o nome dado a um composto com pureza substancial e que permite o preparo de solução padrão através da pesagem direta da quantidade de substância para que, logo após seja diluída em um volume definido de solução (normalmente água). A solução obtida denomina-se como solução padrão primária.
Titulação é uma técnica laboratorial que trata de analise química na determinação de concentrações. Numa titulação, adiciona-se