Padronização naoh
Relatório Química Analítica I
Volumetria de Neutralização
Alunos:
Elvis
Nathani
Tatiana Rago Afuso
Willian
Wellington
Farmácia 2º Semestre Noite
Campus Santo Amaro
Professor: Hernani Aranha
São Paulo, 17de Maio 2010
Objetivo
Preparar e padronizar uma solução padrão de NaOH + 0,1 mol/L com o uso do padrão primário Biftalato de Potássio KHC8H4O4.
Introdução
Solução é uma mistura homogênea de um soluto (substância a ser dissolvida) distribuída através de um solvente (substância que efetua a dissolução). Existem soluções nos três estados físicos: gás, líquido ou sólido. Ar é uma solução gasosa de N2, O2 e quantidades muito menores de outros gases. As soluções mais familiares são aquelas no estado líquido, especialmente as que usam água como solvente. Soluções aquosas são as mais importantes para nossos propósitos em Química Analítica. Um dos aspectos mais importantes são a preparação e a expressão da concentração de soluções.
Concentração significa quanto soluto está presente em um volume ou massa específica. Existem diversas maneiras como os químicos exprimem a concentração de uma solução, a seguir descreveu as formas mais comuns de expressar concentração:
Concentração molar ou Molaridade: A molaridade de uma solução da espécie A, é o número de moles dessa espécie contidos em 1 l de solução. Sua unidade é M, que tem dimensões de mol L-1.
Molaridade:
A molaridade, m, se define como o número de moles de soluto por quilograma de solvente. A maior vantagem desta unidade, muito utilizada na medição de grandezas físicas, é que ela é independente da temperatura, enquanto a molaridade dependente da temperatura.
* Volumetria de Neutralização:
A volumetria de neutralização baseia-se na reação de combinação dos íons hidrogênio e hidróxido com a formação de água. Com soluções padrões ácidas podem ser titulados substâncias de caráter alcalino, com soluções padrões alcalinas são tituladas