ESCOLAS DE GESTÃO
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
ESCOLAS DE GESTÃO
GABRYELLA MONTEIRO FERNANDES
MANAUS/2014
O resumo trata da evolução das escolas de gestão e suas teorias. Esses eventos caracterizaram a historia da administração no século XX. O percurso da administração, até chegar ao que é hoje, passou por oito momentos-chave, influenciados por particularidades específicos de seu contexto histórico no dado momento.
Também conhecidos como “Modelos de Gestão”, ou ainda “História da Gestão”, as escolas de gestão determinam o arquétipo com o qual a organização será gerida, bem como suas ideias e proposições, criadas por estudiosos e que encaminham-se à uma colocação teórica. Ou seja, temos que a escola é um produtivo e dinâmico conjunto de cidadãos e ideias em que se divulga e protege que determinada maneira de gestão de uma organização é a correta, baseada em estudiosos e seus conceitos e experimentos. Em sua maioria, as escolas não se excluem, e sim se aprimoram, de forma que a nova escola ainda contenha características da escola anterior, complementando-se.
Até os dias de hoje, passamos por oito escolas, sendo elas:
I. A Administração Científica
II. A Gestão do Comportamento
III. A Gestão como Profissão
IV. A Gestão da Racionalidade Burocrática
V. O Desenvolvimento Organizacional
VI. A Gestão Estratégica
VII. A Gestão da Qualidade e dos Serviços
VIII. A Gestão da Cultura Organizacional
Discorreremos a seguir sobre as mesmas, acentuando suas concepções, ideias, aplicações e principais contribuidores.
A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Essa escola, também conhecida por Taylorismo, defende a aplicação do método cientifico aos problemas da administração geral, esperando que tal atitude influenciaria positivamente a indústria, aumentando sua eficiência.
Frederick W. Taylor preocupou-se com a eliminação de desperdícios