padronização de naoh
DEPARTAMENDO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Padronização do NaOh
Ilhéus – BA
2014
Padronização do NaOh
Ilhéus – BA
2014
SUMÁRIO
I – Introdução -------------------------------------------------- 4
II – Materiais e métodos ------------------------------------ 5
III – Resultados e discussão -------------------------------- 7 Tabela 1 -------------------------------------------------- 7 Tabela 2 ------------------------------------------------ 7 Tabela 3 ----------------------------------------------- 7
IV – Conclusão ----------------------------------------------- 8
I – Introdução
Os ácidos e as bases são dois tipos de funções químicas que apresentam, geralmente, propriedades inversas. E por isso, são ditos opostos. Estas funções são frequentes no dia-a-dia das pessoas, pois estão presentes desde o os sucos digestivos até as baterias automotivas, por exemplo. Os ácidos e as bases tem ainda com característica a neutralização de ambos quando misturados na quantidade certa.
Neste experimento foram utilizados ácidos e bases para observar a neutralização da soluções envolvendo o NaOh, a fenolftaleína e o biftalato ácido de potássio. Em seguidas foram realizados os cálculos de molaridade das soluções em questão.
Levando em consideração os fatos já mencionados, este relatório tem como objetivo, portanto, provar e reafirmar o conceito e a funcionalidade dos ácidos e das bases. Mostrando de uma forma aberta que o uso destes compostos químicos como neutralizante é de grande funcionalidade. Contudo, nem todas as substâncias devem ser utilizadas para a realização de neutralização sem que haja um cuidado específico, levando em consideração que existem ácidos e bases de caráter forte que podem trazer danos a quem os manuseia.
II –