Sustentabiliade
No Brasil, os erros iniciais são verificados em 99% dos projetos. Deve-se começar a pensar na sustentabilidade ambiental já na etapa do canteiro de obra. Nesta fase, o importante é a implantação, para minimizar problemas de extensão da infraestrutura, gerenciamento dos resíduos, ruídos, qualidade do ar e privilegiar a orientação solar, visto que temos no Brasil grande potencial para utilizar a ventilação e iluminação natural. (MIKAI, 2008).
Referência Bibliográfica: MIKAI, Márcia. Sustentabilidade é possível em pequenos projetos. Projeto Design, São Paulo, nº335, 89-91, janeiro, 2008.
Preservar o meio ambiente é uma preocupação mundial e a humanidade busca conquistar espaços quase sempre em dano de uma contínua e crescente pressão sobre recursos naturais. A cada dia, percebemos a legislação mais rígida no que se refere ao meio ambiente, cabe, então, a todo o setor da construção adaptar-se unindo esforços e acompanhar essa tendência mundial para evitar a degradação ambiental e promover uma maior qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. E nos tempos atuais onde a matéria prima está cada vez mais escassa, e o consumo e a produção em alta, faz com que o homem se torne mais consciente levando-o a refletir em como se desenvolver na construção civil de forma sustentável.
Partindo desses conceitos é que o presente trabalho se justifica quanto às necessidades de avaliar a sustentabilidade de um construção sustentável, utilizando como base metodológica na construção de uma casa sustentável moderna de baixo custo, situada na região do Alto Paraopeba que está em amplo crescimento. A implantação do projeto propõe uma nova visão e novos conceitos na engenharia civil.
Com os conceitos e técnicas abordados durante o curso, conseguimos direcionar o projeto para o publico ideal para o nosso produto/projeto.
E como o seguimento da construção civil está em ascensão combinado com os vários programas de incentivo governamentais, viabiliza a