Sustentabiliade
Segundo relata a UNESCO, este é o mais grave problema enfrentado pela humanidade no século 21.
É preciso ressaltar ainda que a ONU tem feito um esforço no sentido de conscientizar o mundo para reduzir o desperdício de recursos naturais do meio ambiente. Em função disso, Ela tem lançado planos com metas para garantir a sustentabilidade ambiental durante o milênio atual. Um desses objetivos visa integrar o desenvolvimento sustentável nas políticas nacionais de diversos países como meio de reverter e reduzir as perdas de recursos naturais e conscientizar os exploradores de terra do mundo que façam uso desses recursos vegetais e minerais de forma que possam retirá-los com o mínimo de desperdício, uma vez que é difícil frear tais práticas nocivas ao meio ambiente.
Além disso, as práticas predatórias em determinadas culturas podem em pouco tempo, inviabilizar o uso de terras e a extração desses recursos naturais. A exploração exacerbada da terra por mineradoras e a de petróleo são práticas que devem ser revistas urgentemente, pois as consequências dessas explorações irresponsáveis são previsíveis e dramáticas: poluição da terra por metais pesados e dos oceanos.
Nosso desafio tem sido hoje a implantação da economia futura, ou seja, trabalhar a preservação, economizar hoje para que se tenha no amanha. Afinal essa é a definição exata de Desenvolvimento Sustentável, que é suprir as necessidades do presente sem afetar as habilidades da geração futura – Extrair oque se usa hoje, sem prejudicar e ainda preservar para o uso no amanha.
Sendo assim, é necessário que a conscientização seja universal,