INDIFERENÇA E SENTIMENTO: EXTREMOS PRESENTES NO CONTO ZÉ PRETO DE ALEILTON FONSECA

1810 palavras 8 páginas
INDIFERENÇA E SENTIMENTO: EXTREMOS PRESENTES NO CONTO ZÉ PRETO DE ALEILTON FONSECA

RESUMO: Pretende-se nesse artigo, destacar a indiferença e o sentimento presentes no conto Zé Preto de Aleilton Fonseca. Por essa perspectiva, analisaremos alguns fragmentos que são pertinentes para evidenciarmos tais sensações. Assim, percebemos que na trama o autor congrega sentimentos opostos, extremos. Também mistura emoções positivas e negativas, uma combinação de muitas ideias opostas: ora carinho, solidariedade e sentimento de justiça, ora indiferença, descaso e atitudes injustas. Ele brinca com as mistura dessas emoções deixando o conto emocionante e surpreendente. Para tanto, buscamos fundamentar no texto de A sociedade do Espetáculo de Guy Debord, que remete a ideia de que a sociedade é um fato real e está inserido na nossa vida social da atualidade, deixando a vida como uma acumulação de espetáculos, e dando a entender que as pessoas escravizadas a uma vida ilusória e de aparências.
PALAVRAS-CHAVE: DESCASO, INDIFERENÇA, SENTIMENTO, SOCIEDADE, ZÉ PRETO.

____________
INTRODUÇÃO

A indiferença é um sentimento inverso ao amor. Ao contrário do ódio, que é uma forma de amor revoltado ele faz com que criemos distâncias quando dispusermos de alguma proximidade. Para aniquilar esse sentimento às vezes imperceptível, mas, cortante qual uma espada, precisamos antes de tudo notar as pessoas que estão ao nosso redor com novas atitudes e novas perspectivas. É necessária uma maior comunicação, a destruição das barreiras e a construção de elos que nos ligam às pessoas.
No conto Zé Preto, de Aleilton Fonseca há uma mistura de carinho e indiferença, afeição e descaso. Depois de o narrador tratar Zé Preto com certo desdém no presente, há um breve lampejo de consciência se apoderando do narrador na hora da morte do velho, deixando a vaga sensação de que ele poderia ter feito muito mais por aquele miserável. É uma emersão das águas da indiferença e do descaso. Existe

Relacionados