PADROES NORMAS E LEGISLA O
Para a execução do projeto mecânico de um descascador automático de mandioca, é necessário conhecer os padrões de comercialização do produto e que sejam cumpridos alguns itens de segurança e ergonomia da máquina, possibilitando a segurança dos trabalhadores envolvidos nas atividades, bem como os materiais que possam ser utilizados na fabricação deste equipamento, por ele ter contato direto com alimentos.
4.1.3.1 PESQUISA DE PADRÕES DE CORMECIALIZAÇÃO DA
MANDIOCA
As principais variedades de mandioca comercializadas são a branca e amarela. Ambas as variedades possuem casca semi-rugosa na cor marrom.
Quanto a um comprimento das raízes, este não apresenta um padrão, podendo ser comercializado em diversos comprimentos. O diâmetro de comercialização é classificado em três categorias:
Graúdo: diâmetro maior que 50 mm
Médio: diâmetro entre 40 a 50 mm
Miúdo: diâmetro menor que 40 mm.
O preço de comercialização varia conforme o diâmetro das raízes, sendo os diâmetros maiores com preço mais elevado.
4.1.3.2 ITENS DE SEGURANÇA SELECIONADOS DA NORMA NR 12
A norma regulamentadora do Ministério do trabalho e emprego NR 12
Segurança no trabalho de máquinas e equipamentos, visa medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização e exposição. Para a execução do projeto são seguido os itens abaixo:
12.24 Os dispositivos de partida, acionamento e parada das máquinas devem ser projetados, selecionados e instalados de modo que:
a) não se localizem em suas zonas perigosas;
b) possam ser acionados ou desligados em caso de emergência por outra pessoa que não seja o operador;
c) impeçam acionamento ou desligamento involuntário pelo operador ou por qualquer outra forma acidental;