Jacarepagua
Instituto de Geociências
Climatologia
Gabriella Pinheiro Lage
Guilherme Neiva Borges Vieira
Isabela David Cruz
Milena Jorge Rjeille
Suelen Cristina Morais Chaves
Balanço Hídrico de Jacarepaguá
Belo Horizonte
2015
SUMÁRIO
1
INTRODUÇÃO......................................................................................
3
2
MÉTODOS E MATERIAIS....................................................................
4
3
DESENVOLVIMENTO..........................................................................
6
4
CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................
11
5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................
12
1. INTRODUÇÃO
A água é um elemento de grande importância para a vida dos seres vivos e a sua disponibilidade pode auxiliar no desenvolvimento tecnológico e social do país. Essa disponibilidade depende tanto das condições físicas da superfície da Terra, quanto das condições e variabilidade do clima. Devido ao fato de que ao longo dos últimos anos a competição pela disponibilidade de água aumentou, já que há uma maior demanda por recursos hídricos, torna-se necessário o conhecimento do ciclo da água, principalmente das variáveis de precipitação e evapotranspiração de cada lugar analisado.
Assim, ao fazer o estudo de alguma região, tanto social quanto geográfica, é de suma importância realizar o balanço hídrico desse local estudado, pois é um método de estimativa da disponibilidade de água no solo, registrando as entradas e saídas de água do sistema em questão.
Dessa maneira, o objetivo desse trabalho é avaliar a disponibilidade de água na região de Jacarepaguá, localizada na cidade do Rio de Janeiro, RJ, no período de 1961 a 1990, fazendo o balanço hídrico da região. E, portanto, relacionar as informações obtidas com as características físicas do local estudado, como clima, vegetação, hidrografia