Padre landell de moura pioneiro do radio no brasil
Assim como existe a polêmica entre Santos Dumont e os Irmãos Wright sobre quem inventou o avião, nós brasileiros, devemos comprar outra briga, a de quem foi o inventor do rádio.
As autoridades brasileiras no tempo do Getulismo badalavam muito Guglielmo Marconi, tanto que o convidaram para que no dia 12 de outubro de 1931 de Roma ligasse a iluminação do monumento do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Quando na verdade poderiam ter convidado um concidadão que descobriu um aparelho para emitir voz sem fio antes de Marconi, exatamente na Avenida Paulista em 1893.
Em 1896 Marconi conseguiu sua patente do telegrafo sem fio coisa que Padre Landell só se preocuparia em ter em 1904 e teve que fazê-lo nos Estados Unidos.
O Padre Roberto Landell de Moura nasceu em 21 de janeiro de 1861 na cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, tornou-se padre com 25 anos, sempre interessado em pesquisas físicas e químicas, em 1886 foi ser sacerdote na Europa regressando ao Rio de Janeiro na década de 90 e em 1892 foi transferido para Campinas – SP, onde além de suas atividades sacerdotais aprofundou suas experiências em radiodifusão, as primeiras do planeta.
No Brasil o Padre Landell já é reconhecido como Patrono dos Radioamadores Brasileiros, e inicia-se um movimento para que as autoridades brasileiras o reconheçam como o inventor do Rádio.
Entrei nessa briga, e estou enviando o seguinte e-mail para todos os meus amigos e conhecidos:
Caros amigos
Assim como Santos Dumont, o primeiro ser humano a transmitir sua voz via ondas de rádio foi o Padre Landell de Moura.
Hoje existe um movimento para o reconhecimento deste ilustre brasileiro como o pioneiro e pai do Radio, pois Marconi enviou ondas eletromagnéticas dois anos após Landell de Moura e ainda em código Morse.
O Padre Landell de Moura tem o patente nos EUA destas invenções.
Assine o abaixo assinado do Movimento Landell de Moura no site do MLM