A teoria da justiça na república de platão
Teoria da Justiça em “A República” de Platão
Ramon Mapa da Silva1
Audrey Gonçalves de Castro Chalfun2
RESUMO: O objetivo desse texto é apresentar a teoria da justiça no livro “A República” do filósofo grego Platão. A obra trata de questões políticas, como a legitimidade do poder político, a ética do poder e as estruturas sociais.
Palavras-chaves: justiça, política, poder
ABSTRACT: The aim of this paper is to present a theory of justice in the book “A
República” of the Greek philosopher Plato. The work focuses on policy issues, such as the legitimacy of political power, the ethics of power and social structures.
Keywords: justice, politics, power
Introdução
O texto de A República (Πολιτεία) é provavelmente a obra mais famosa do filósofo grego Platão3 (Atenas, 428/27 a.C.) e uma das obras de filosofia jurídico-política mais importantes de toda história. Construída como um diálogo socrático, A República apresenta as noções de ética, política e justiça de Platão, bem como suas idéias sobre educação e organização familiar e estatal, expostas pela fala em primeira pessoa de Sócrates.
A República é dividida em dez livros, em que o tema principal é a justiça, debatido por Sócrates com vários interlocutores, entre eles o sofista4 Trasímaco. O diálogo tem início durante a descida ao Pireu, onde se realizava uma festa em homenagem à Deusa
Bendis (ou Selene, ou Lua) e onde Sócrates havia ido com Glauco, filho de Arfston e um de seus debatedores, para orar à Deusa, cujo culto foi instituído e era muito popular na Trácia. A descida ao Pireu é conhecida como a representação de um momento de amadurecimento filosófico. 1 Mestrando em Teoria do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Professor do Curso de Direito da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC-Itabirito), Professor do Curso de
Direito da Faculdade Dinâmica.
2 Mestranda em Direito Internacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais