Padre Américo
Vida e Obra de Padre Amério.
Influência e Repercussão da sua Pedagogia.
1 - Introdução
“Educar consiste em a pessoa se oferecer como modelo; que ser educado é a pessoa crescer e evoluir de maneira a constituir-se a si próprio como modelo”. João dos Santos.
O lento desenvolvimento da educação primária entre os seres humanos constituiu um tipo de pré-história longa ocorrida desde a criação do homem, até que emergiram as primeiras civilizações no Médio Oriente (sobretudo no Crescente Fértil), Egito e Ásia do sul e sudeste.
A progressiva criação de palavras aplicadas a fatos da Natureza e das comunidades sociais foi o primeiro grande feito.
Conhecimentos sobre questões de gênero, incluindo potencialidades e reconhecimento de atividades mais adequadas. Em um processo evolutivo que ao longo de tempos – em cada porção habitada do mundo – conduziu os agrupamentos humanos para um padrão notoriamente gregário, de onde emergiu o conceito de família. Um sistema integrado de educação para os filhos, sem quaisquer níveis de especialidade.
A transmissão dos conhecimentos para as crianças, desde tenra idade, era feita de forma lúdica na convivência com familiares onde aprende-se um pouco de tudo, a partir dos mais experientes. Um processo educacional feito na gruta, oca ou nas vivendas mais requintadas, mas era preferencialmente na clareira do terreno comunitário, na participação de eventos festivos, à beira do rio ou na ponta de praias, durante o banho que as mais aprendiam com os adultos.
Crianças a observarem os adultos, esperando o seu dia de acompanha-los nas trilhas pelas matas, territórios de caça, pesca e coleta ou sendo preparados para assumir posições de destaque no caso de famílias de abastadas. Conseguindo-se assim um
conhecimento global de valores e princípios, destacados de imensa originalidade, em uma longa época em que somente existia a oralidade. Assim era conhecida a Educação.
Os tempos mudaram, e o mundo