Psicologia social
Neste tipo de abordagem, considera-se o comportamento de uma maneira geral, seja humano ou animal, como um estímulo a determinados fatores externos, ou seja, uma reação a uma determinada ação. Segundo Watson, um estímulo é toda modificação do ambiente que pode ser captada pelo organismo por meio dos sentidos. Dessa forma, a psicologia interessa-se pelos estímulos que os organismos desempenham frente a uma determinada ação que ocorre exteriormente.
- Condicionamento operante
O condicionameto operante é uma forma de apredizagem que tem por característica apoiar-se em comportamentos emitidos pela própria pessoa e que são seguidos por uma consequência. Logo, se a consequência for positiva para o sujeito, tal comportamento tende a se perpetuar. Se o que ocorre é uma consequência negativa e desagradável, a probabilidade com que determinado comportamento continue é menor. À tais consequências aplica-se o termo ''reforçadores'', e são elas que modelam o comportamento de um indíviduo, criando os hábitos.
- Relação desenvolvimento e aprendizagem
Para os comportamentalistas, desenvolvimento e aprendizagem não são processos dissidentes, antes formam uma unidade. O desevolvimento nada mais é do que o resultado das aprendizagens acumuladas durante a vida de um indivíduo.
Tal método tem obtido grande influência na prática educacional. Segundo Skinner, ensinar é saber manejar as contigências de modo a tornar mais eficiente a absorção dos conteúdos propostos. A utilização de reforçadores como gerador de comportamento é de grande utilidade. Dessa forma, um elogio feito a um bom desempenho obtido por um aluno, por exemplo, possui grande serventia no intuito de modelar e estimular seu comportemento e aprendizagem.
Abordagem Piagetiana
Na concepção piagetiana o conhecimento ocorre fundamentalmente por meio da ação do indivíduo sobre o objeto. Ao realizar tal ação, o indivíduo incorpora elementos pertecentes ao meio. Tal processo