Padilha
Tecido Conjuntivo Frouxo
Tecido conjuntivo areolar / Fibroblastos: são as células mais numerosas. Elas secretam as moléculas que formam a substancia fundamental e as fibras. / Matriz extra celular, fibras reticuladas / produção de moléculas da matriz extracelular
Tecido conjuntivo areolar / Macrófagos: são capazes de englobar bactérias e resíduos celulares por fagocitose. Dessa maneira, fornecem um mecanismo de defesa vital para o organismo. / Matriz extra celular, ácido hialurônico. / Fagocitose de substancias estranhas e bactérias; processadora e apresentadora de antígenos; secreção de citocinas e fatores quimiotaticos que participam da inflamação
Tecido conjuntivo areolar / Plasmócitos: secretam anticorpos e, por isso, são responsáveis por outro mecanismo de defesa, por meio da imunidade./ produção de anticorpos / Matriz extracelular, fibras colágenas.
Tecido conjuntivo areolar / Mastócitos: são abundantes ao longo de vasos sanguíneos. Produz histamina, uma substância química que dilata pequenos vasos sanguíneos durante inflamações. / Liberação de moléculas farmacologicamente ativas; participacao em reações alérgicas / Matriz extracelular, sulfato de controitina.
Tecido adiposo
2- Existe diferença entre cicatrização e regeneração? O tecido conjuntivo tem papel em algum desses processos? Explique.
Existe diferença entre cicatrização e regeneração. Regeneração é o processo de reparação só consegue se estabilizar e atingir o seu mais alto grau quando da eliminação do agente inflamatório. O tecido inflamado e que foi destruído vem sendo resposto durante toda a inflamação, traduzido pelafase produtivo-reparativa. Diz-se que há reparação completa quando houver restituição da morfostase e homeostase tecidual, iniciado já na fase irritativada inflamação.
O tecido conjuntivo