padaria
A padaria que queria crescer fica situada numa cidade de São Paulo e está no mesmo ritmo da capital: segue velozmente rumoao melhor desenvolvimento possível. Os proprietários, jovens que seguem a trilha do pai e do avó, já tinham conhecimento da ferramenta da qualidade e pretendiam fazer alguma coisa para dar uma novavida à padaria. Pretendiam uma nova gestão, mais ágil e que trouxesse bons resultados. Julgavam, porém, que a padaria não era exatamente o que os autores da gestão pela qualidade total tinham em mente,quando começaram a escrever sobre essa ferramenta contemporânea. Tudo que os jovens proprietários liam eram ou propostas ou resultados espetaculares para grandes empresas.
Eles achavam que nadapoderia dar certo: a clientela era pouco exigente, formada por muitas senhoras, senhores, meninos e empregadas domésticas. Todo esse contingente não sabe, nem tem de saber, sobre as modernas açõesdirecionadas à qualidade. E essa era a grande questão: para que tanto esforço a fim de dar qualidade a uma padaria? Qual o objetivo e qual o resultado possível? Em que a imagem da padaria iria melhorar?Assim mesmo, os jovens proprietários gostariam de tentar algo, alguma coisa que fizesse sentido, que trouxesse ânimo e disposição para novos desafios. Pensaram em contratar uma consultoria, mas jáperceberam que os valores poderiam ser muito altos, e daí descobriram uma jovem recém-formada que, por acaso, utilizara a palavra qualidade numa dessas conversas de balcão. Conseguiram o telefone e pediramcontato.
A jovem universitária esteve com os proprietários da padaria, disse que era da área de qualidade e poderia dar uma boa ajuda e, então, esboçou uma proposta de atingimento da qualidadetotal.
Questão: Qual teria sido essa proposta? E você acredita ser possível a uma padaria atingir a clientela que foi citada acima? Como? Descreva detalhadamente cada