padaria
Se você está animado com a ideia de ter uma panificadora, ou uma mini padaria veja agora como montar uma padaria e aproveite as nossas dicas!
Localização
É importante pesquisar a região onde se pretende montar uma panificadora, ou franquia de padaria e café.
O empreendedor deve analisar os imóveis disponíveis no bairro; o poder aquisitivo dos moradores; o número depadarias existentes na região, e a qualidade de produtos e atendimento oferecida por elas.
Dê preferência a locais com grande volume de veículos, pontos de ônibus, taxi, e fluxo constante de pessoas.
Estrutura
A estrutura básica de uma pequena panificadora exige-se uma área de 60 a 100 m² (de preferência com subsolo), dimensionada num projeto que alie praticidade, higiene rigorosa, espaço e local agradável para um atendimento diferenciado em relação aos concorrentes. Além disso, é bom lembrar que cuidados com iluminação e ventilação são imprescindíveis, e que a facilidade de acesso às prateleiras de mercadorias e aos frigoríficos são fundamentais.
Tamanho do local: A estrutura básica do local comercial, onde se pretende instalar a padaria, necessitam de uma área mínima de 60m2, com água encanada, rede esgoto, laje interna e boa iluminação.
Capital
Em média avalia-se um gasto que com os equipamentos necessários, junto com as despesas iniciais de constituição de firma e ao capital de giro necessário correspondem, em média, a um investimento inicial de R$ 53.000,00 que pode ser pago com recursos próprios ou através de financiamentos. Para buscar financiamento, o empreendedor deve comparar as alternativas de financiamento oferecidas pelos fornecedores com as das entidades financeiras, e também a possibilidade de abrir empresa em parceria com um sócio.
Equipamentos
Os equipamentos básicos são:
Fornos,
amassadeiras, cilindros médio (para sovar a massa), batedeiras, modeladoras, divisoras de massas, utensílios para confeitaria, mini-forno, assadeiras,