pad educação física
1.1 CONTEÚDO: LUTAS- SUMÔ
1.2 CARGA HORÁRIA: 8 HORAS (duas aulas)
2. OBEJETIVOS
2.1 Objetivo Geral:
Reconhecer características da luta e discutir as relações de gênero (respeito é valorização do outro/ valorização da mulher).
2.2 Objetivos Específicos
Identificar as características que diferenciam luta e briga;
Relacionar a luta em relação aos gêneros ;
Identificar as possibilidades corporais de meninos, assimilando com as possibilidades corporais de meninas, a fim de estabelecer o critério do participante de cada luta;
Possibilitar a vivencia dos alunos dentro da prática da luta;
Comparar a realidade em que o aluno vive, a fim de perceber a possibilidade da prática da luta;
Relacionar parâmetros entre as pessoas que tiveram a vivencia da luta, e a visão de pessoas que não tiveram a vivencia da luta.
3. MOBILIZAÇÃO PARA O CONHECIMENTO
Em um primeiro momento, a professora pedirá aos alunos que definam luta e briga, sugerindo as suas diferenças. Será argumentado que a luta tem regras, e lugar para acontecer, em um determinado local e que o esportista se prepara para esta prática. Diferente da briga, que acontece por motivos imorais e impensáveis, trazendo consequências ao agressor e ao agredido.
A professora em formação apresentará um vídeo sobre Sumô, no qual irá mostrar a prática da luta, bem como os seus movimentos. A professora irá estimular os alunos a notarem as características desta luta, suposto que irão traçar o perfil do lutador. A partir deste momento, a professora irá questionar os alunos com a seguinte pergunta: será que as meninas também poderiam praticar esta luta?
4. CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Em resposta a pergunta lançada, os alunos deverão traçar as características ideais para um lutador de sumô. Para que esta perspectiva seja mais crítica, o professor irá fazer uma vivencia da luta com os alunos, a partir de jogos de oposição, como por exemplo, a