ESTRUTURA DE CAPITAL: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENDIVIDAMENTO IDEAL OU POSSIVEL
As empresas são constituídas de bens, direitos e obrigações; os bens e direitos constituem seu ativo e as obrigações o seu passivo. Estrutura de capital é determinada pelo composto de endividamento a longo prazo que uma empresa utiliza para financiar suas operações, decisões inadequadas podem resultar em um elevado custo de capital, pois afeta diretamente o custo do capital.
Para obter dinheiro as empresas têm duas fontes de financiamento recurso próprio e recurso de terceiros. Recurso próprio aparece no balanço patrimonial é registrada como patrimônio liquido, o lucro obtido pela atividade da empresa uma parte e distribuída aos donos do capital e outra parte do lucro e adicionada ao patrimônio liquido sendo que as aplicações dos proprietários vão crescendo. O capital de terceiros e registrado como passivo, uma obrigação exigível a longo prazo, sendo considerado menor do que o custo de quaisquer outra forma de financiamento a longo prazo.
As decisões de como financiar um bem ativo, recorrendo de forma significativa sobre os resultados da empresa, pois e de suma importância saber a remuneração que esta recebendo pelo capital investido.
No tipo de alavancagem alguns aspectos econômicos podem determinar a possibilidade de endividamento da empresa. A alavancagem financeira é positiva quando capitais de longo prazo de terceiros produzem efeitos positivos sobre o patrimônio líquido. E os capitais de terceiros de longo prazo só são vantajosos para uma empresa, quando o retorno sobre o patrimônio líquido for superior ao retorno sobre o ativo.
No modelo de mercados de capitais as instituições financeiras e as empresas se relacionam através do mercado de capitais e de empréstimos a curto prazo. Baseado no modelo de credito os financiamentos estreitam as relações entre as instituições financeiras e as empresas, já se baseando no modelo credito os preços são fixados por grandes instituições