Vaga
Estrutura de Capital: Uma estratégia para o endividamento ideal ou possível. Amanda Freixo Batista (UVA/RJ) amandafreixo@hotmail.com.br
Benjamim de Souza Siqueira (PPGEN/UFRRJ) benjaminsiqueira@imagelink.com.br
Juliane Furtado Novaes (PPGEN/UFRRJ) julianef_novaes@yahoo.com.br
Daniele de Moura Figueiredo (UFRRJ) danielem@ipiranga.com.br
Resumo: O trabalho objetiva discutir e apresentar os aspectos conceituais da estrutura ótima de capital. A partir da aplicação desses conceitos em balanço patrimonial de uma determinada empresa dimensionamos a real situação financeira e através de modelos matemáticos de simulação, o administrador financeiro poderá direcionar a captação de recursos entre os recursos próprios ou de terceiros com o objetivo de otimizar o nível de endividamento e consequentemente, criar valor para empresa e maximizar a riqueza dos sócios ou acionistas.
Palavras-Chave: 1. Ação 2. Alavancagem 3. Financiamento
1. Introdução
A estrutura de capital é uma área importante de tomada de decisão que afeta diretamente o custo de capital, as decisões de investimento de capital e o valor de mercado da ação. As decisões inadequadas de estrutura de capital podem resultar em um elevado custo de capital, o que tornaria difícil encontrar investimentos aceitáveis. Boas decisões podem baixar o custo de capital, tornando mais fácil achar investimentos aceitáveis que aumentarão a riqueza dos proprietários. A complexidade da tomada de decisão com relação à estrutura de capital cria inúmeros interrelacionamentos entre a estrutura de capital e as diversas variáveis de decisão financeira e este fato obriga o administrador financeiro possuir uma habilidade para avaliar a estrutura de capital da empresa e o entendimento do seu relacionamento com o risco, retorno e valor que são os pré-requisitos fundamentais para as decisões efetivas de estrutura de capital.
As