Pacu
Água doce ou salgada: Doce
Família: Caracídeos
O pacu, conhecidos também como Pacus-Caranha e Caranhas,tem seu nome cientifico como : Piaractus mesopotamicus, da família Caracídeos, e vivem somente em água doce. Um preixe grande, somente perdem em porte, na bacia do Prata, para Dourados, dentre os peixes de escama nativos. As principais diferenças para as demais espécies da subfamília Mylenae são a nadadeira anal com menos de 27 raios, ausência de um espinho pré-dorsal e os primeiros raios das nadadeiras maiores que os medianos. As cores variam do castanho ao cinza-escuro, conforme a época do ano. Na época da cheia, quando eles entram em campos alagados, escurecem e empalidecem ao permanecerem nas calhas de rios, principalmente os de água branca. O ventre vai do esbranquiçado ao amarelo ouro. Às vezes, o dorso pode apresentar tons de roxo ou azul escuro.
O formato prensado do corpo, comprimido nas laterais, deu a ele o apelido de "peixe redondo". O dorso e a barriga formam uma curva alongada ampliando espaço para acomodar uma carne farta, que é bastante apreciada pela sua textura e sabor.
Ele é um dos peixes mais importantes para a piscicultura nacional e para a pesca comercial, o peixe tem grande potencial para a criação em cativeiro.
Seus hábitos alimentares variam de acordo com a época do ano e a oferta de comida. Consomem preferencialmente frutos, folhas, moluscos (caramujos), crustáceos (caranguejos) e até pequenos peixes, além de outros itens. Podem ser encontrados nas calhas principais de rios, dentro de corixos, vazantes e matas inundadas no período em que as águas sobem. Espécie típica de piracema, migra para áreas adequadas para reproduzir, crescer e desenvolver larvas.
Apesar de atingir de 10kg a 20kg e 50cm na natureza, em viveiros pode ultrapassar 1,1 quilo e 50 centímetros em um ano de cultivo. Em geral, o peso ideal para a comercialização é de 1,5 quilo. Hoje, o quilo vendido para pesqueiros é de