united quebra guitarras
Em 8/07/2009 a United Airlines ofereceu a Dave Carroll, músico profissional, a quantia de $1.200 em dinheiro e 1.200 em passagens aéreas para compensar o estrago do seu violão, danificado no Aeroporto de O’Hare, em Chicago, na frente de todos os passageiros daquele voo durante uma conexão.
Carroll havia passado 15 meses buscando uma indenização pelo ocorrido, mas o esforço parecia ter chegado a um impasse, quando o representante do Serviço ao Cliente da United Airlines disse a ele que a companhia havia chegado a conclusão que os danos eram de responsabilidade de Carroll e que considerava o caso encerrado. Ele reagiu, dizendo que neste caso ele comporia três canções sobre a sua experiência com a companhia e as postaria no site de compartilhamento de vídeos, YouTube. A primeira canção foi postada em 6/7/2009. Ao mesmo tempo ele escreveu um blog detalhando o sofrimento causado pelos danos no seu violão e postou o link do vídeo em sua conta no Twitter. No espaço de uma semana o vídeo havia tido 3 milhões de acessos, e a United voltou a conversar com Carroll para oferecer uma compensação.
As mídias online e offline ajudaram a divulgar a história. Em 22/07/2009, o jornal The Times, em Londres, publicou uma matéria na qual dizia que “as nuvens de tempestade das relações públicas deficientes fizeram o valor das ações da United Airlines sofrer um pane em pleno voo, caindo 10% e custando aos acionistas $180 milhões. A rede de televisão CNN disse, “Qualquer pessoa que já teve problemas com uma companhia aérea precisa assistir a este vídeo.” A primeira canção, chamada “United BreaksGuitars” passou a ser vista como um hino das reclamações contra as companhias aéreas, e Carroll foi chamado de “Diretor de Marketing por Acidente” a melodia contagiante que compôs ficou na lembrança de todos.
Carroll observou, “Anteriormente, quem passava por uma experiência negativa compartilhava com até 14 pessoas. Hoje, atingi mais de 6 milhões de pessoas no