Pacing
A insuficiência cardíaca (IC) é uma doença caracterizada pela incapacidade do coração de bombear sangue para a restantes partes do corpo, consequência do enfraquecimento do músculo cardíaco. O agravamento desta situação leva à dessincronização dos segmentos contrácteis do coração (intra e interventricular), que na maioria das vezes faz com que a parede lateral do ventrículo esquerdo contraia alguns milissegundos atrasada. A estas duas componentes, acrescenta-se a inevitável diminuição do débito cardíaco.
O Multisite pacing é definido como um pacing/sensing que surge de mais de um local numa determinada câmara cardíaca, seja aurícula ou ventrículo e que vai contribuir para a correção da dessincronização
A terapia de ressincronização cardíaca (CRT) é utilizada para assegurar a sincronia tanto inter como intraventricular, e é utilizada em pacientes com IC pois esta melhora a sintomatologia dos pacientes com esta patologia. O CRT consiste num pacemaker biventricular, ou seja um pacemaker que envia estímulos para os dois ventrículos. Este, é apenas um de um grupo de pacemakers que realizam multisite pacing, ou seja pacing em vários locais dentro da mesma câmara cardíaca, ou no caso dos biventriculares, no ventrículo esquerdo e direito, podendo também ser feito nas duas aurículas.
Assim com este artigo pretendemos realizar uma pesquisa sobre o multisite pacing e defini-lo, referir indicações e limitações deste tipo de pacing, e complementar com as vantagens que oferece em relação ao pacing convencional e comparando os vários tipos de multisite pacing entre si.
Introdução: O Multisite pacing é pacemaker biventricular, ou