Pacientes com doença Crônica Cardíaca
Hoje em dia, o cuidado bem feito passa pelas mãos de enfermeiros bem preparados integrantes da equipe multidisciplinar utilizando um conjunto de conhecimentos que buscam a resolução as respostas dos fenômenos da saúde definido pelo conselho de enfermagem como aspectos de saúde á prática de enfermagem.
As ações do enfermeiro no processo de cuidar são interativas com o paciente, suas atividades são "para" e "com" ele junto de suas habilidades técnicas, científicas e criativas.
Seu comportamento visa o cuidar, promover e recuperar a totalidade da dignidade desse paciente.O paciente portador da doença crônica cardíaca, tem seu estado de saúde alterado, esta patologia afeta apenas um dos lados do coração, impedindo o músculo cardíaco de bombear ou ejetar sangue para fora do coração adequadamente, logo aparecem os sintomas de falta de força física e a falta força do coração que podem ser percebidas pelo próprio paciente.Essa patologia traz consigo também a aterosclerose nos vasos sanguíneos, ocorre a perda do tecido ósseo e há carência na autoestima. Nesta fase o paciente pode apresentar limitações emocionais, financeiras, perdas sociais e pessoais e é neste momento que o auxílio do enfermeiro é muito importante e expressivo no tratamento deste paciente fragilizado.
Para confortar e preparar o paciente para enfrentar a doença, o enfermeiro precisa adquirir a confiança e garantir segurança para o paciente e sua família .
Os portadores de insuficiência Cardíaca precisam do auxílio de um profissional da saúde de raciocínio clínico e crítico, pois o simples fato de uma preocupação pode lhe agravar seu estado de saúde.
O enfermeiro tem uma função fundamental no tratamento dos pacientes com doença crônica cardíaca ,pois é ele que avalia periodicamente esses pacientes ,observando vários acontecimentos que possa vir a ocorrer com o paciente interna ou externamente.
No