MARX
R: Para Marx, existem duas formas de circulação de mercadorias: A primeira é: M-D-M’ o homem produz a mercadoria vende e a transforma em dinheiro para, posteriormente, engajar esse dinheiro na compra de uma mercadoria que satisfaça suas necessidades. Nesse processo o dinheiro se comporta apenas como dinheiro, pois o homem o faz com o interesse de suprir suas necessidades, isto é, o objetivo final é o valor de uso. Por outro lado, o segundo D-M-D’ consiste na compra de uma mercadoria e na revenda da mesma por um valor maior. Ou seja, o dinheiro se transforma em mercadoria e esta em capital.
2)Explique o que é mais-valia e qual é o processo para sua obtenção.
R: Mais-valia é o excedente da produção, é aquilo que se produz a mais, aquilo que excede ex: um trabalhador que trabalhe 8 horas por dia, as 4 primeiras horas são para pagar seu salário, o restante é lucro que será do capitalista, esta é a forma de exploração do sistema capitalista.
3)Explique e exemplifique mais-valia absoluta e mais-valia relativa.
R: Produção de mais-valia absoluta: É o aumento da mais valia decorrente do prolongamento da jornada de trabalho, assim suponha-se que a jornada de trabalho seja de 8 horas, das quais 4 horas constituem o tempo de trabalho necessário, o restante é excedente, é a mais-valia
Mais-valia relativa: É o aumento da mais-valia obtido sem alterar a jornada e trabalho, mediante a redução no tempo de trabalho necessário e o aumento do tempo de trabalho excedente.
4)Identifique e explique as três fases da indústria capitalista.
R: Cooperação: A forma de trabalho em que muitos trabalham juntos, de acordo com um plano, no mesmo processo de produção, ou em processos de produção diferentes, mas convexos;
Divisão do trabalho e manufatura: Funções diferentes cada um determina uma função (capitalista e vários operários);
A grande indústria: Produção baseada no emprego de máquinas
5)Diferencie