pacaembu
Matheus:
Pacaembu é uma palavra de origem Tupi-Guarani que significa terras alagadas. A região recebeu esse nome porque havia um rio, o Ribeirão Pacaembu, que fazia com que a área, antes habitada por indígenas e jesuítas, ficasse suscetível a constantes alagamentos.
Em 1925 a Companhia City of São Paulo, fundada em 1912 e responsável pela construção do Jardim América, adquiriu a área e começou o seu processo de urbanização.
Nicoly:
A primeira providência foi drenar o rio e transformá-lo na Avenida Pacaembu: com grandes proporções, arborizada e feita de maneira que desse acesso aos outros pontos do bairro.
Em 1926 a Cia. Doou um terreno para a Prefeitura de São Paulo, e começava assim a formação de um estádio na cidade, que não possuía nenhum até então.
Eliane:
CONSTRUÇÃO DO ESTÁDIO
Como o terreno doado pela Cia. City era localizado no meio de muitos outros terrenos da empresa, a prefeitura precisou comprá-los para que fosse permitido o acesso ao local e para que construção do complexo esportivo fosse possível.
As obras foram iniciadas em 1936 durante o mandato do prefeito Fábio da Silva Prado e executadas, do projeto à construção, pela Construtora Severo e Villares.
Entretanto, as obras foram paralisadas por falta de verba. Em 1938, quando Prestes Maia foi nomeado para prefeito de São Paulo por Getúlio Vargas, a construção foi retomada.
Luana:
A inauguração do Estádio Municipal do Pacaembu aconteceu no dia 27 de abril de 1940, contando com uma grande cerimônia com a presença de mais ou menos 10mil atletas e do Presidente da República Getúlio Vargas, que tinha o estádio como maneira de propagação dos ideais do regime, modificando o plano original que era criar um centro de recreação para a população que perdia, cada vez mais, seus espaços de lazer para a crescente urbanização.
No projeto original, o estádio tinha uma concha acústica, destinada a shows e apresentações diversas, que foi demolida em 1970 na administração de Paulo Maluff