Marketing Esportivo Pacaembu
Estratégias de marketing para revitalização do Estádio Pacaembu
São Paulo
2014
Revitalização do Pacaembu
“Falta de campos próprios para a prática do esporte, equipamentos caros e pouco, ou nenhum, investimento de patrocinadores, são os principais problema de estádios.”
Objetivo:
O estádio do Pacaembu já não da o retorno financeiro e uso que teve há alguns anos atrás, o motivo, são as novas construções de estádios em São Paulo. Para possibilitar o aumento de atividades no estádio, montamos a estratégia que se resume em duas frases: “trazer o mundo para o Brasil” e “abrir as possibilidades”. O objetivo, portanto é trazer os esportes populares de outras culturas para conhecimento do público brasileiro, abrindo as possibilidades de torcer por eles, de praticá-los em São Paulo e abrir espaços para os portadores de deficiências, incentivando a prática de esporte e a integração para com os outros.
Primeira estratégia
Trazer esportes populares internacionais para conhecimento do público em geral
Através de:
1. Jogos exclusivos de times internacionais
2. Fazer campeonatos dos esportes que serão trazidos
3. Montar times brasileiros ou utilizar os que existe para montar uma escola para futuros jogos, disponibilizando o campo do Pacaembu para formação e treinamento (os treinos ocorreriam nos dias e horários da semana sem eventos marcados).
Jogo de Rúgbi
Trazer competições existentes de rúgbi de outros estados para São Paulo.
Divulgação:
Campanha de ativação, comercial de TV (passar em horários comercial de programas relacionados a esporte), propaganda (metrô, relógio, ponto de ônibus), vídeos teaser no Youtube.
Patrocinadores do esporte: Bradesco, Toper, Outback, Heineken, Jac Motors, Dove, Kibon, Debitte, Cultura Inglesa, BMW, IBM e Guinness. Utilizar parceria com os patrocinadores para a campanha.
Jogo de futebol Americano
Exemplo de times participantes para jogar em São Paulo: 49’ers, Dallas Cowboys, NY Giants, Vikings,