Arena Pacaembu
CCL
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
ADRIANA BLAUTH GUGLIELMETTI
ARENA PACAEMBU
SÃO PAULO
2014
SUMÁRIO:
1) Introdução
2) Justificativa
3) Objetivo Geral
4) Proposta
5) As Arenas Multi-Uso
6) Brasil
7) Problemas e Possíveis Soluções
8) Referências Bibliográficas e Anexos
1) INTRODUÇÃO
O estádio mais charmoso e tradicional da cidade de São Paulo, o Paulo Machado de Carvalho, ou Pacaembu, está com um futuro incerto. Apesar de sua extrema importância na história e no futebol brasileiro, existe o medo de que ele caia no esquecimento.
A falta de planos preocupa, e não só os funcionários. O futuro do complexo é tão relevante quanto seu passado.
2) JUSTIFICATIVA
Inaugurado no início da década de 40, o local sofre uma ameaça iminente com a construção de arenas modernas, como Corinthians e Palmeiras estão fazendo, e assim, corre risco de ficar sem time para mandar jogos. “Com todos os grandes clubes de São Paulo tendo seus próprios estádios, quem vai jogar no Pacaembu? Não sobrou ninguém”, relata o jornalista e historiador, Celso Unzelte, que é um dos entrevistados no documentário ‘Pacaembu – O gigante sem dono’, realizado por alunos do curso de jornalismo da PUC-Campinas, sobre o futuro do Estádio Municipal.
Além desse fator, o Brasil tem mostrado interesse na indústria do entretenimento e lazer, porém ainda não conta com instalações apropriadas de grande porte para realização de eventos.
3) OBJETIVO GERAL
O objetivo geral desse projeto é retratar uma possível e viável saída para o incerto futuro do Pacaembu.
4) PROPOSTA
A proposta é que o Estádio torne-se uma arena multi-uso, a qual ao invés de priorizar somente o esporte, é desenhado para atender também aos mais diversos usos, desde shows de grande porte até convenções, cultos religiosos e eventos corporativos.
As