Pa O Frances
História
●
Antes do famoso pão francês, o pão era escuro, no início do século XX, os burgueses iam para frança e comentavam com os padeiros do pão feito na França (Miolo branco e casca dourada).
●
A Cultura da Belle Époque foi basicamente o que impulsionou a criação do tradicionalissimo Pão
Frances.
●
Com a prosperidade da europa e especificamente da França, a Belle Époque ditou até a moda no
Brasil. Estilos sóbrios era a alta moda da época.
●
Durante essa época a culinária foi introduzida na sociedade como algo de confraternização, e com isso, a tradicional baguete com o miolo branco e macio, virou tendencia e foi reinventado em solo nacional, virando até mesmo referência do país. Fora Brasil o nosso pão francês é difcilmente encontrado, em alguns pontos do mundo ele é conhecido por Brazillian Bread.
●
Com o objetivo de se aproximar da França, não só na gastronomia, quanto na moda, nas artes, foi criado o pão francês, um pão alongado, com miolo branco, casca dourada com acréscimo de gordura e açucar.
●
Conhecido em outros países, até mesmo na França como pão Brasileiro, ao ir até a França e pedir “un pain français, s’il vous plaît” (Um pão francês por favor), irá encontrar com bastante dificuldade no máximo uma baguete.
História
●
Para a alta burguesia Brasileira de 1910, ir pelo menos uma vez por ano a Paris era quase obrigação para mostra-se antenado sobre o mundo e as "atualidades"
●
Com a nossa Republica recém-instalada, tiveram como objetivo arquitetar essa nossa Republica longe dos padrões Portugueses. Isso acabou favorecendo a difusão de usos e costumes de Paris, como as vestimentas à moda francesa e a prática de se consumir bebida em mesas disposas pela calçada. ●
No Rio de Janeiro, até então a capital do Brasil onde haviam pouquissimas padarias, os padeiros eram indagados sobre o típico pão frances, com miolo branco e macio.
Com cada vez mais procura, os padeiros se uniram e fizeram uma receita baseada apenas nas
descrições