P2
DIEGO ERNANDES FRANÇA
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
ECONOMIA
CORNÉLIO PROCÓPIO
2014
INTRODUÇÃO
Para se medir o quanto um país está inserido na economia global levasse em consideração os índices de econômicos desse, tal como o crescimento econômico/tecnológico, quanto o investimento em capital humano.
Mas um país em crescimento econômico não implica, necessariamente, em um país com um desenvolvimento econômico em expansão pois não são expressões sinônimas. Portanto, se faz importantíssimo conhecer essa diferença.
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Crescimento econômico é o aumento da produção total de um país, e um dos meios de medir o crescimento de determinado pais é pelo aumento do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, um aumento da produção da região estudada.
Outros indicativos do crescimento é o quanto da receita nacional é poupada e investida, o crescimento da força de trabalho e o grau de aperfeiçoamento tecnológico. Esses dois últimos ligados exclusivamente a área que o crescimento é apresentado, por exemplo, dada região está em crescimento econômico devido ser uma região propicia ao cultivo da uva, dessa produção de uva aumentada, aumenta a força de trabalho e o aperfeiçoamento tecnológica nessa área.
Já o desenvolvimento econômico, além de levar em conta o crescimento econômico também leva em consideração a melhoria dos padrões de vida da população, como educação, pobreza, saúde, segurança e a distribuição de renda.
Uma boa maneira de diferenciar crescimento de desenvolvimento econômico é a primeira como quantitativo, no qual os indicadores medem a produção, e a segunda como qualitativo, no qual a qualidade de vida também é um dos padrões medidos.
O desenvolvimento econômico é notado em várias vertentes na sociedade atingindo estruturas tanto em aspectos sociais como políticos, que têm a