Geologia p2
P2 1) NA PROSPECÇÃO GEOLÓGICA DE SUB-SUPERFÍCIE, COM AFINIDADE DE SE PROMOVER OS ESTUDOS PARA A IMPLANTAÇÃO DE UMA BARRAGEM, PERGUNTA-SE: A) OS METODOS DE PROSPECÇÃO GEOLÓGICOS DE SUB SUPERFÍCIE A SEREM UTILIZADOS? METODOS DIRETOS – MANUAIS PARA POÇOS TRINCHEIRAS, ETC. MECÂNICOS – SONDAGEM A PERCURSÃO (SOLOS) E ROTATIVA (ROCHA).
B) AS INFORMAÇÕES QUE DEVERÃO CONSTAR NO RELATÓRIO GEOLÓGICO? SONDAGEM A PERCURSÃO – TIPO DO SOLO, SPT, CARACTERISTICA DO HORIZONTE / TIPO DO SOLO, CONTATO DOS SOLOS, NÍVEL DA ÁGUA , ETC.
SONDAGEM ROTATIVA – TIPOS DE ROCHA E CONTATOS, ESPESSURA DOS HORIZONTES, ASPECTOS ESTRUTURAIS DAS ROCHAS, XISTOSIDADE, AREA DE TALUS OU COLÚVIO, OCORRENCIA DE MATACOES.
2) QUAIS AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA QUE UMA FORMAÇÃO GEOLÓGICA FUNCIONE COMO AQUIFERO? UMA FORMAÇÃO DE NATUREZA GEOLOGICA, ARGILOSA PODE FUNCIONAR COMO AQUIFERO? POR QUE? UMA FORMAÇÃO GEOLÓGICA ARENOSA (CONSTITUIDA POR GRÃOS DE AREIA), BEM CLASSIFICADOS PODE FUNCIONAR COMO AQUIFERO? POR QUE?
3) NO CASO DE EXECUÇÃO DE FUNDAÇÕES DE OBRAS DE ENGENHARIA EM A) ROCHAS CALCÁREAS B) DERRAMES DE ROCHA BASALTICA C) ÁREAS DE TALUS OU COLÚVIOS D) ÁREAS DE ARGILA ORGÂNICA INFORME A PROBLEMATICA QUE ESTAS FORMAÇÕES GEOLÓGICAS PODEM APRESENTAR EM RELAÇÃO AS OBRAS.
4) CITE PELO MENOS 5 INFOMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA SE DEFINIR OBRAS DE CONTENÇÃO DE BLOCOS ROCHOSOS (SOLO RESIDUAL) INSTÁVEIS.
P6
1) O RELATÓRIO GEOLÓGICO DE SUPERFÍCIE, EXECUTADO AO LONGO DO EIXO DE UMA RODOVIA A SER IMPLANTADA, INDICOU A OCORRENCIA DE UMA ÁREA DE SOLO COLUVIONAR OU TALUS COM BLOCOS ROCHOSOS AFLORANTES E SOTERRADOS. PERGUNTA-SE OS PROBLEMAS QUE PODERÃOADVIR NO CASO DE EXECUÇÃO DE CORTES, FUNDAÇÕES, ATERROS E OS CUIDADOS E SOLUÇÕES A SEREM ADOTADOS PARA SE EVITAR/EQUACIONAR OS PROBLEMAS E AS INFORMAÇÕES QUE DEVERÃO CONSTAR NO RELATÓRIO. SÃO SOLOS MUITO INSTÁVEIS