oxidabilidade
Objectivos
Determinação da oxidabilidade de uma água pelo permanganato de potássio.
Introdução
A oxidabilidade pode ser determinada utilizando uma solução‑padrão de permanganato de potássio em meio ácido e após 10 minutos de ebulição.
Como esta reacção química tem uma velocidade reduzida deve se trabalhar a temperaturas compreendidas entre 60 °C a 70 °C.
Quando se adiciona solução de KMn04 a água em análise, a matéria orgânica da água vai reagir com o ião MnO4 - (rosa) dando origem a Mn2+ (incolor).
MnO4-(aq) +8 H +(aq) + 5 e --> Mn2+ (aq) + 4H2O (l)
Caso, após aquecimento, ocorra o desaparecimento da cor rósea, tal significa que ainda havia matéria orgânica na água que não tinha reagido com o volume de solução de permanganato de potássio inicialmente usado. É pois necessário adicionar um novo volume de solução de permanganato de potássio até a cor rósea persistir. A existência de coloração rósea persistente permite concluir que toda a matéria orgânica da água reagiu e que existe solução de permanganato de potássio em excesso, que vai ser posteriormente titulado com solução‑padrão de ácido oxálico.
5 C2O4 2‑(aq) + 2 MnO4 - (aq) + 16 H+ (aq) --> 10 CO2 (g) + 8 H2O (I) + 2 Mn<2+< sup> (aq)
Material Reagentes
- Balão de Erlenmeyer - Bureta - Placa de aquecimento - Funil - Pompete - Proveta - Vareta de vidro - Pipeta de 10 ml - Água a analisar - Sol.aq. de H2SO4 1:3 - Sol. padrão de KMnO4 0,005 M - Sol. padrão de H2C2O4 0,005 M
Procedimento experimental
1 - Pipetar 100,00 ml da água a analisar para um balão de Erlenmeyer. Adicionar 10 ml de ácido sulfúrico. Aquecer até uma temperatura próxima do de ebulição.
2 - Adicionar, com uma pipeta, 10 ml de solução‑padrão de permanganato de potássio.
3 - Aquecer o conteúdo do balão de Erlenmeyer até à ebulição, a qual se deve manter durante 10 minutos. No caso de a solução descorar adicionar mais 10 ml de solução de