Processos de fabricação
Em geral, a lixiviação é comprovada: pela água doce; pelos ácidos; pelos sais; pelas graxas e óleos.
A expansão se deve principalmente aos sulfatos.
Esses dois modos de ataque podem produzir-se simultaneamente com águas que contém diferente substancias agressivas.
1- Lixiviação do cimento endurecido
a) a água doce- a água pura pode atacar superficialmente o concreto ordinário. O poder de dissolução de água é tanto maior quanto mais pura é a água, isto é, quanto menos carbonato de cálcio e de magnésio ela contém, mais fraca é sua dureza.
b) Os ácidos- a maioria dos ácidos ataca o cimento do concreto, porque no curso da reação com os ácidos se formam sais de cálcio facilmente solúveis. Os ácidos que dão origem a sais de cálcio muito pouco solúveis atacam o concreto de uma forma muito mais lenta, ou mesmo totalmente inofensivos, porque os sais de cálcio dificilmente solúveis depositados nos poros aumentam a impermeabilidade á água do concreto.
A nocividade dos ácidos varia com sua força. Os ácidos minerais fortes tais como ácidos clorídricos, ácido nítrico, ácido sulfúrico, põem em solução todos os constituintes do cimento com formação de sais de cálcio, de alumínio e de ferro.
Os ácidos fracos, como por exemplo, o acido carbônico, não podem formar sais senão com a cal, mas não com a alumina e o óxido de ferro, de sorte que os hidróxidos de ferro e alumínio subsistem. O ácido carbônico