Ovoalbumina
CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
EXPERIMENTO Nº 1
ANÁLISE DE PROTEÍNAS: CARACTERÍSTICAS E PESQUISA DE AMINOÁCIDOS EM OVOALBUMINA
Cláudia Jéssica da S. Cavalcanti
Amanda Daniele Barbosa
Camilla Lins de Oliveira França
ALUNAS:
GRADUAÇÃO: Química Industrial
PROFESSORAS: Glória Maria Vinhas Flávia Gonçalves D. Ferreira
Recife, 10 de Dezembro de 2012 1. INTRODUÇÃO
Albumina (Latim: albus, branco) refere-se de forma genérica a qualquer proteína que é solúvel em água, possui alto valor biológico e pode ser encontrada na clara de ovo, proteína majoritária do ovo que é denominada de ovoalbumina. Também pode ser encontrada no soro do leite, é denominada de lactoalbumina. É freqüentemente usada por praticantes de musculação como uma fonte protéica de baixo custo e boa qualidade por causa da boa variedade de aminoácidos que a compõe. Dentre as suas diversas funções estão a manutenção da pressão osmótica, transporte de hormônios lipossolúveis e transporte de ácidos graxos livres, sua deficiência pode causar insuficiência hepática e desnutrição. É a principal proteína do plasma sanguíneo (Seroalbumina) e é utilizada na medicina em tratamentos relacionados com queimaduras e hemorragias graves.
As proteínas podem sofrer um processo de desnaturação, ou seja, perder a sua conformação, já que as ligações responsáveis pelas estruturas secundária, terciária e quaternária são rompidas, levando a precipitação da proteína, perda de sua conformação mais estável e conseqüentemente a perda de sua função biológica. Agentes físicos e químicos podem levar a tal situação, como por exemplo: temperatura, solventes orgânicos, ácidos fortes e altas concentrações salinas.
O objetivo desta prática é investigar as características da proteína ovoalbumina, analisar a influência da ação de calor, ácido e solvente orgânico, solubilidades em relação ao pH e realizar uma breve