Projeto didático
Objetivo Ler bastantes gibis da “Turma da Mônica” e depois elaborar releituras dos exemplares mais lidos pela turma para exposição no pátio da escola.
Justificativa Esse projeto didático pretende estimular os alunos a fazerem releituras de gibis da “Turma da Mônica” mais conhecidos pela classe. A opção pelos quadrinhos se deu pela proximidade e interesse que as crianças têm com esse tipo de leitura e pela habilidade desenvolvida de fazer montagens através de colagens, ilustrações com desenhos, além da capacidade de criar diálogos para os personagens. A escolha pela coleção da turma da Mônica, é justificada pela grande exposição que essa coleção tem entre os alunos.
O que se espera que os alunos aprendam
1 – Aprender a criar diálogos sabendo fazer o bom uso da linguagem coloquial, tendo consciência de que ela pode ser utilizada em ambientes propícios a esse tipo de linguagem, com a colocação de abreviaturas nas conversas, por exemplo.
2 – Uma produção já editada pode ser refeita de outra maneira sem perder o sentido.
3 – Recontar uma história de um quadrinho e dar a ela o desenvolvimento e a conclusão que achar melhor, diferente da versão original.
4 – Aprender procedimentos de revisão e formas de escrita típicos de um diálogo, como o uso de aspas e travessões.
5 – Planejar e colaborar em grupo para se chegar a um objetivo comum.
6 – Valorizar a produção e o objeto final elaborado pelo grupo.
O que o professor deve garantir no decorrer do projeto
1 – Selecionar vários gibis da “Turma da Mônica” para manipulação dos alunos, dando prioridade àquelas que eles já têm mais contato em casa ou em seu convívio social.
2 – Intervir para a análise das características da estrutura de uma história em quadrinhos, como a utilização de diálogos curtos e o uso da linguagem coloquial, expressões contraídas, como, pra, pro, entre outras que possam aparecer.
3 – Garantir o trabalho em grupos, explorando os saberes subjetivos dos