OVO
Do ponto de vista alimentício, o ovo é um alimento de origem animal, podendo ser de diversas espécies animais, incluindo aves, répteis, anfíbios e peixes. São consumidos pelos humanos ao longo de milhares de anos. Ovos de aves e répteis consistem basicamente de casca do ovo, da clara do ovo e da gema. As procuras mais comuns dos ovos, são pelos de galinha, seguidos de codorna, pata, além de ovas de peixes como o caviar e os presentes na culinária oriental.
Do ponto de vista da biologia, o ovo é o zigoto dos animais. É uma célula que se forma após a fusão do núcleo do óvulo com o núcleo do espermatozoide por cariogamia, o que dá origem à célula diploide denominada ovo ou zigoto.
O ovo pode ser dividido entre 9 a 12 partes:
1. Cutícula
Membrana encerada que cobre a casca e a protege da penetração dos micróbios (salmonelas, etc.. .)
2. Casca
Constituída principalmente por calcário, ela é porosa. Em função da sua galinha, a sua cor varia do branco ao castanho.
3. Câmara-de-ar
4. Embrião
Não é visível antes de ser fecundado.
5. Clara ou albumina fluida (perto da casca)
6. Membranas
Isolam a clara da casca
7. Membrana vitelina
Isola a clara da gema.
8. Chalaze
Mantêm a gema no meio do ovo
9. Gema
Reserva de alimento do futuro embrião
10. Clara densa (perto da gema)
Apesar do ovo ser constituído por todas aquelas partes as mais importantes são:
Casca: A casca é a cobertura externa do ovo, formada fundamentalmente por carbonato de cálcio. A superfície é porosa e por sua vez coberta por uma fina película mucosa. Representa entre 10 e 11 por cento do peso total do ovo. Para o consumo, a casca deve ser lisa, sem granulações nem enrugamentos e fissuras, pois qualquer um desses defeitos indicam alguma anomalia no processo de depósito do carbonato de cálcio, e como consequência, tornam-se mais frágeis. A debilidade da casca ou as malformações podem ter origem em carências nutritivas, doenças inflamatórias no oviduto ou idade avançada da galinha.
Clara: A clara é composta