Outsiders
Aluno(a): Izabela Nunes Costa - 141081180
Disciplina: Direito Penal - Teoria do crime
Professor: Fernando José
____________________________________________________________
Resenha: Howard Becker - "Outsiders: Estudos da Sociologia do Desvio"
O texto de Howard Becker proporciona um pensamento bastante original e amplo sobre o desvio, suas práticas e teorias na sociedade. Becker propôs estudar diversos comportamentos e ações sociais de acordo com regras e leis criadas pela sociedade, mas de maneira bastante observada e diversificada. Após essas observações, passou a realizar análises críticas sobre pontos de vista sobre os desviantes ou infratores de regras.
Na introdução, Becker coloca primeiros a posição dos sociólogos e das teorias vividas por eles. "Repensar e abordar questões que reflitam os desvios sociais não foi nada novo, nem revolucionário, mas sim necessário para uma melhor compreensão dessas atitudes", segundo ele.
O texto, em si, trás vários exemplos que abordam rotúlos e julgamentos colocados e criados pela sociedade dentro das leis e regras impostas por grupos de vários tipos sociais.
"Quando uma regra é imposta, a pessoa que presumivelmente a infringiu pode ser vista como um tipo especial, alguém de quem não se espera viver de acordo com regras estipuladas pelo grupo. Essa pessoa é encarada com um outsider”, explica Becker em seu primeiro capítulo sobre o entendimento da palavra "outsider", falando que ser "outsider" é uma questão de pontos de vista.
Becker aponta que o desvio é relativo, pois dependendo da posição em que se está vivendo, um ato pode ou não pode ser considerado uma infração a uma lei imposta, ou ainda, a conduta de um indivíduo dentro de uma comunidade. Um dos interesses do autor são as regras operantes efetivamente vivenciadas por grupos.
O autor conclui que "rotular ou indentificar uma ação ou ato como desvio social vai depender do grupo social no qual os integrantes estão ligados: classe