Estabelecidos e outsiders
23
ESTABELECIDOS E OUTSIDERS:
TRAÇANDO UM PARALELO COM A INCLUSÃO DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA NA ESCOLA
Ruth Eugênia Cidade
Universidade Federal do Paraná
Resumo
O livro Os estabelecidos e os outsiders de Norbert Elias e John Scotson é um estudo realizado na comunidade Wiston Parva, situada nos arredores de Londres, onde Elias e Scotson “empreenderam uma reflexão teórica ambiciosa, que revolucionou os rumos da teoria social contemporânea, sobre os tópicos candentes das desigualdades e das relações de poder delas decorrentes.” (Miceli, 2000, p. 1). Alguns dos conceitos como outsiders, estigmatização e preconceito abordados na Introdução do livro foram a base deste ensaio para traçar um paralelo entre estes e alguns dos problemas da inclusão dos portadores de deficiência na escola brasileira. E assim como em Wiston Parva onde os outsiders foram estigmatizados e menos valorizados por exigências normativas dos estabelecidos, assim os portadores de deficiência, considerados com “defeito” e em desvantagem têm enfrentado também expectativas normativas na escola.
Palavras-chave: Estabelecidos; outsiders; estigmatização; portadores de deficiência; escola brasileira.
Os estabelecidos e os outsiders
O livro “Os estabelecidos e os outsiders” de Norbert Elias e John Scotson é um estudo realizado na comunidade Wiston Parva, situada nos arredores de Londres, onde Elias e Scotson “empreenderam uma reflexão teórica ambiciosa, que revolucionou os rumos da teoria social contemporânea, sobre os tópicos candentes das desigualdades e das relações de poder delas decorrentes.” (Miceli, 2000, p. 1).
A comunidade Wiston Parva apresentava em seu interior uma clara divisão, embora aparentemente fosse uma comunidade relativamente homogênea segundo indicadores sociológicos correntes (renda, educação, ocupação, religião, etc.). Havia dois grupos: os
“estabelecido”, moradoes no local desde longa data e os “outsiders”, um