Banco do brasil
1- Introdução
O objetivo deste trabalho é apresentar de forma simples uma parte da nossa história, no que diz respeito á condução de nossa política monetária ao longo do período que vai de 1987 á 1988 com o afamado "Plano Bresser".
2- Período Presidencial
O Plano Bresser foi apresentado em 16 de junho de 1987 através de Decretos-Lei 2335/87, 2336/87 e 2337/87, pelo Ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser Pereira, que tinha a missão de controlar a inflação herdada do fracassado Plano Cruzado. Em abril de 1987, Luís Carlos Bresser Pereira assume o lugar no Ministério da Fazenda do Presidente José Sarney, enfrentando uma inflação de 23,21%.
3- Plano de Governo com o objetivo
O principal objetivo do plano não era acabar com a inflação, nem com a indexação, mas evitar a sua aceleração e a hiperinflação, e para isso era necessário diminuir o déficit público que já representava uma parte considerável do PIB, pois nesta época o governo gastava mais do que arrecadava em impostos. Dados os objetivos do Plano Bresser que tinha caráter emergencial, ao contrário do Plano Cruzado algumas medidas emergenciais foram apresentadas.
4- Confisco ou congelamento
Uma das armas do ministro foi o congelamento de preços e a desvalorização cambial, mas o que seria uma solução momentânea não resolvia os problemas de longo prazo. Dados os objetivos do Plano Bresser que tinha caráter emergencial, ao contrário do Plano Cruzado algumas medidas emergenciais foram apresentadas.
5- Erros e Acertos
5.1- Fatores Positivos
Entre as atitudes do Plano Bresser, foi mantida uma política fiscal com taxa de juros positiva para incentivar a poupança na tentativa de evitar a formação por parte da população em virtude do choque de oferta, evitando com isso a alta dos preços. Buscava-se também no futuro a independência do banco central mas as medidas não se sustentaram. Como política de curto prazo o Plano Bresser teve êxito, inclusive conseguiu equilibrar