Outro
Curso Sistema de Informação
Disciplina Segurança e Auditoria de Sistemas
Professor Eduardo Silvestri
Aluno Willian Toro Rodrigues
ANO 2005
Resumo do trabalho
Este trabalho tem como finalidade mostrar a visão geral da definição de criptografia e mostrar resumidamente de forma clara e objetiva, tipos de criptografia, conceitos de criptografia, algoritmos e a utilização da criptografia.
Introdução
Hoje muitas transações comerciais podem ser feitas através das redes de computadores. Porém, esta comodidade trouxe a preocupação de que informações confidenciais podem estar expostas a intrusos e atacantes de redes que utilizam meios cada vez mais sofisticados para violar a privacidade e integridade dos dados.
Uma forma de manter a confidencialidade dos dados é através da criptografia. A criptografia fornece técnicas que permitem a codificação e decodificação dos dados, onde os mesmos podem ser transmitidos e armazenados sem que haja alterações ou a sua exposição à entidade não autorizada. O objetivo da criptografia é prover uma comunicação segura, garantindo aos serviços a confidencialidade, autenticidade, integridade e a não repudiação.
Além da criptografia, aparecem também as assinaturas digitais, mecanismos elaborados para garantir a autenticação e integridade de informações, permitindo assim, que se prove com absoluta certeza quem é o autor de um determinado documento, e se este mesmo não foi alterado ou forjado por terceiros.
definição e conceitos de Criptografia
Criptografia é o ato de codificar dados em informações aparentemente sem sentido, para que pessoas não consigam ter acesso às informações que foram cifradas. Há vários usos para a criptografia em nosso dia-a-dia: proteger documentos secretos, transmitir informações confidenciais pela Internet ou por uma rede local, etc.
A palavra criptografia tem