Outras formas de exercer influencia
e
Responsabilidade Social
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
Disciplina : Análise Críticas das Organizações
Professora : Solange Stutz
Síntese do capítulo 7 : Reflexões sobre Liderança e Responsabilidade Social
Do livro: Profissão Líder desafios e perspectivas Jayr Figueiredo de Oliveira Páginas 165 a 185
A organização é inserida em um contexto , onde suas decisões não afetam somente a ela , mas a sociedade e o meio ambiente como um todo. Nesse sentido é importante entendermos o papel de um líder, onde a tendência para a sobrevivência é praticar a responsabilidade social.
Exercer a liderança de maneira socialmente responsável é direcionar sua organização para melhorar a sociedade como um todo, além de ganhar dinheiro para a própria organização. Isso inclui o respeito a diversidade, o controle da poluição, o apoio às ações de interesse público, o trato ético com clientes, fornecedores e empregados, entre outras questões. A liderança tem a ver com pessoas, responsabilidade social tem a ver com tratar pessoas de maneira ética.
A responsabilidade social pode ser definido como compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atitudes que afetem positivamente, de modo amplo, ou a alguma comunidade , de modo específico, agindo positivamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela (BS). Assumindo obrigações morais, além das legais, mesmo que estas não sejam diretamente ligadas ao seu negócio, porém contribui para o desenvolvimento sustentável dos povos.
Vantagens de agir socialmente responsável:
• Atração e retenção dos melhores colaboradores • Redução de custos e aumento da produtividade em razão da diminuição de acidentes