Coraçao de porco
As células do organismo humano precisam de oxigénio e nutrientes para que consigam sobreviver e para que consigam produzir produtos de excreção, entre elas, o dióxido de carbono que têm que ser eliminados. Para que isso aconteça, realizam-se trocas de substâncias de que é responsável o sistema circulatório.
O sistema circulatório é baseado na circulação de um fluido, o sangue, um tecido liquido constituído pelos elementos figurados do sangue, o Plasma, as Células sanguíneas, as Hemácias (Glóbulos vermelhos ou Eritrócitos), Leucócitos (Glóbulos brancos) e pelos Trombócitos (Plaquetas).
Este sistema, o circulatório, é um circuito fechado constituído por um órgão propulsor do sangue, o coração, e pelos respetivos vasos sanguíneos.
O coração situa-se na cavidade torácica, é um órgão muscular muito ativo, dividido em quatro cavidades. Duas superiores, as aurículas, que comunicam com as veias pulmonares e com as veias cavas superior e inferior. E duas inferiores, os ventrículos que comunicam com as artérias aorta e pulmonar. O fluido circula para os ventrículos através de uma válvula (auriculoventricular), cuja função é impedir o refluxo de sangue. A válvula do lado direito designa-se tricúspide e a do lado esquerdo denomina-se bicúspide ou mitral.
A realização desta atividade experimental é importante para a visualização da estrutura do sangue e também para o manuseamento do material de laboratório.
Material
Para a realização desta atividade experimental, é necessário: 1. Coração de mamífero, neste caso, um coração de porco 2. Uma tesoura 3. Um tabuleiro de dissecação 4. Um bisturi 5. Luvas cirúrgicas 6. Quatro palhinhas de cores diferentes, de pequeno diâmetro. Duas azuis para o sangue venoso e as outras vermelhas para o sangue arterial. 7. Uma agulha de dissecação
Procedimento experimental
1. Colocar o coração de porco no tabuleiro de dissecação, com a face ventral voltada para cima