Oswaldo Cruz e seus estudos científicos
1.1. Nascimento Oswaldo Cruz nasceu em 1872, quando foi assinado o tratado de paz entre Brasil e Paraguai, dois anos após o fim da Guerra do Paraguai. Neste ano, também foi realizado em território brasileiro o primeiro censo demográfico do país.
1.2. A Carreira Médica
Ingressou na faculdade de medicina do Rio de Janeiro aos 15 anos, em 1887, e se formou doutor com a tese 'A veiculação microbiano pela água', em 1892. Contudo, a morte de seu pai, no mesmo ano de sua formatura, impediu o aprofundamento de seus estudos por um tempo. Casou-se em 1893, e só em 1896 realizou o seu sonho: especializar-se em bacteriologia no Instituto Pasteur de Paris, que, na época, reunia grandes nomes da ciência. Sendo o primeiro brasileiro a estudar lá.
Ao retornar da Europa, encontrou o porto de Santos assolado pela violenta epidemia da peste bubônica, e logo se engajou no combate da doença. Diante da grave situação, foi criado, o Instituto Butantã em São Paulo, o Instituto Soroterápico Federal, no Rio de Janeiro, instalado na antiga fazenda de Manguinhos, tendo como diretor geral o Barão de Pedro Afonso e como diretor técnico o jovem bacteriologista Oswaldo Cruz. Em poucos meses, a incidência de peste bubônica diminuiu com o extermínio dos ratos, cujas pulgas transmitiam a doença.
Em 1902, assumiu a direção geral do Instituto, ampliando suas atividades, dedicando-se também à pesquisa básica aplicada e à formação de recursos humanos. Neste ano, a capital do país o Rio de Janeiro, não era propriamente uma cidade maravilhosa. As ruas sem calçamento, os cortiços, os esgotos lançados a céu aberto, as poças de água estagnada cheias de insetos, castigava os 700 mil cariocas com surtos epidêmicos de peste bubônica, varíola e febre amarela.
No ano seguinte, foi nomeado diretor geral de saúde pública, cargo que corresponde atualmente ao de ministro da saúde. Utilizando o Instituto Soroterápico Federal como base de apoio técnico-científico, deflagrou memoráveis