interpretação cientifica
GOIÂNIA
2014
INTERPRETAÇÃO CIENTÍFICA
2014
INTERPRETAÇÃO CIENTIFICA
Texto: Breves considerações sobre a guerra e o direito internacional
O texto em questão trata sobre a existência das guerras, tão antiga quanto a existência do próprio homem. Segundo o autor, as guerras acontecem pelos mais variados motivos, desde a remota existência de homens sobre a face das terras. Existiu guerra por cavernas, por terras e por diversos motivos, por vezes justo, por vezes não. O fato é de que várias civilizações na antiguidade, e diversos países na atualidade, travaram e ainda travam lutas pelos mais diversos motivos.
Existem países que são pacificadores, e que tentam manter a paz, e que por vezes se veem obrigados a intervir para colocar fim, ou tentar colocar fim a guerras travadas por outros países. E existem países que são chamados de neutros, por não participarem de guerra e nem intervirem nas guerras existentes.
Segundo o auto a questão é que as guerras sempre existirão, seja por qual motivo for. O que os envolvidos não entendem é que mesmo nas guerras com um objetivo justo as consequências podem ser muito tristes, levando um pais inteiro a ruinas, matando inocentes e destruindo de formas incontáveis a vida de todas as pessoas de um país.
O Direito Internacional segundo o autor, é uma forma de criar regras universais, que regem a relação entre os países, e dessa forma tentar que as guerras sejam cada vez mais extintas, e que os países possam ter relações saudáveis, que respeitem a coletividade, mas que também respeitem a individualidade de cada um.
A cerca do que foi exposto pelo autor, penso que as guerras em sua maioria são motivadas pela ganancia, seja ela de poder, ou de dinheiro. As guerras se iniciam porque
ambas as parte querem dominar um povo, e dessa forma ter direito sobre sua crença, sua tecnologia, sua riqueza e sua própria liberdade. Creio sim que no início as guerras eram uma disputa de