Osteoporose
A saúde óssea é promovida pelas atividades físicas regulares de sustentação de peso que utilizam a força e a potência muscular e exercem força sobre o esqueleto acima das quantidades normais.
Ocorrem 336 mil fraturas de quadril relatadas nos Estados Unidos a cada ano. A causa? Osteoporose, uma doença que enfraquece os ossos e que se desenvolve gradualmente e os torna tão frágeis que podem fraturar-se em condições normais. A osteoporose, algumas vezes denominada de “doença do osso frágil”, origina-se do termo latino que significa “osso poroso”. Os locais mais frequentemente afetados são a coluna vertebral, os quadris e os antebraços.
Osteoporose
Considerada um grave problema de saúde pública, a osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição da densidade óssea, deixando os ossos fragilizados, o que facilita a ocorrência de fraturas após traumas mínimos. A osteoporose é uma doença que afeta principalmente mulheres na pós-menopausa; e, na maioria dos casos, o paciente só descobre que está com a doença após a primeira fratura. A fratura do fêmur é um dos tipos de fratura mais graves para o portador de osteoporose. Cerca de 20% das pessoas com esse tipo de fratura morrem em razão da própria fratura ou de complicações ocasionadas por ela, como embolias ou problemas cardiopulmonares. Os 80% restantes podem ficar com algum tipo de incapacidade física. A osteoporose pode ocorrer em razão de dois fatores, mas para entendê-los é preciso saber que em nosso corpo sempre há a renovação das células dos tecidos; e com o tecido ósseo não é diferente. Em nossos ossos sempre há a substituição das células velhas por células novas, e nesse processo o organismo pode precisar de substâncias (como o cálcio) para fazer essa substituição. Assim, durante esse processo, as células chamadas de osteoclastos escavam os ossos, retirando as células antigas e promovendo a reabsorção óssea; sendo que células chamadas de