osso da mão
A mão é a parte manual do membro superior distal ao antebraço. O esqueleto da mão consiste em ossos carpais no pulso, nos metacarpais na mão propriamente dita e nas falanges dos dedos. Os dedos são enumerados de um a cinco, começando com o polegar e terminando com o dedo mínimo. Por causa da importância da destreza manual nas atividades ocupacionais e recreativas:
Músculos da mão:
Os músculos intrínsecos da mão estão em quatro compartimentos:
- Músculos tenares no compartimento tenar: abdutor curto do polegar, flexor curto do polegar e oponente do polegar.
- Adutor do polegar no compartimento adutor.
- Músculos hipotênares no compartimento hipotênar: abdutor do dedo mínimo, flexor do dedo mínimo e oponente do dedo mínimo.
- Músculos curtos da mão: os lúmbricais estão no compartimento central e os interósseos estão entre os metacarpais.
Músculos tênares:
Os músculos tênares formam a eminência tenar na face lateral da palma e são principalmente responsáveis pela oposição do polegar. Este movimento complexo começa com o polegar na posição estendida e inicialmente envolve uma rotação medial do 1º metacarpal (fazendo concha com a mão) produzida pela ação do músculo oponente do polegar na articulação carpometacarpal e depois abdução, flexão e normalmente adução. A ação de reforço dos músculos adutor do polegar e flexor longo do polegar aumenta a pressão que a ação de oposição do polegar pode exercer sobre a ponta dos dedos. O movimento normal do polegar é importante para as atividades precisas da mão. Como o 1º metacarpal é mais móvel que em outros dedos, diversos músculos são requeridos para controlar sua liberdade do movimento.
- Abdução: músculo abdutor longo do polegar e abdutor curto do polegar.
- Adução: músculo adutor do polegar e 1º interósseo dorsal.
- Extensão: músculo extensor longo do polegar, extensor curto do polegar e abdutor longo do polegar.
- Flexão: músculos flexor longo do polegar e flexor curto do polegar.
Esses movimentos