Desenvolvimento
A anatomia da mão é constituída por ossos carpais, metacarpais e falangianos e de tendões, ligamentos extensores e flexores, além das estruturas musculares. Estas em conjunto realizam uma série de movimentos complexos, resultando em habilidade específicas da raça humana. Trata-se de uma região relativamente frágil, sendo portanto sujeita a diversos tipos de traumas. Estuda-se as estruturas osséas da mão e punho através de posicionamentos radiológicos específicos.
Este trabalho visa explorar o conteúdo relacionado a radiografia de mão e punho, também conhecida como radiografia carpal. Utiliza-se a radiologia carpal para determinar a idade óssea, através da avaliação do grau de maturação dos ossos, além de fraturas e luxações. Dentro deste levantamento será exposta a biomecânica da mão, as principais patologias incluindo as condições que as ocasionam. Também será descrito os tipos de traumas que esta região corpórea está sujeita, evidenciando as fraturas ósseas e correções cirúrgicas. Também se evidenciará os metódos diagnósticos envolvidos nas patologias e fraturas da mão e punho.
2. JUSTIFICATIVA Esse tema foi abordado com o intuito de destacar a importância do diagnostico seguro da mão e do punho. Tais radiografias possuem um alto nível de eficiência para identificação de patologias como LER, osteoporose, osteoartite, osteomielite, artrite, como também calcificações, fraturas e luxações. Vale destacar também a importância do conhecimento aprofundado da anatomia ossea da mão e do punho.
3. REVISÃO DE LITERAUTURA
3.1 ANATOMIA DA MÃO E