Osm 1
ANA CAROLINA BILIBIU FERLA 167335 GUILHERME GUINDANI 167507 LETÍCIA PASQUALIN 173814 MARCOS A. S. LOPATIUK 168130 PATRICIA DE OLIVEIRA
RESUMO
O que é departamentalização?
É a técnica de decentralizar as partes componentes de uma estrutura, formando unidades produtoras dotadas de todos os elementos necessários a uma perfeita funcionalização dentro das condições ecológicas do trabalho, obedecendo a critérios preestabelecidos, que devem produzir o melhor resultado.
Portanto ao departamentalizar cria-se órgãos (superintendências, diretorias, serviços, divisões, departamentos, setores, seções, etc.)
Tanto grupando atividades homologas como dividindo o trabalho em suas funções especializadas, e não necessariamente criando apenas “departamentos” nomenclatura destinada a classificar determinado órgão dentro de uma estrutura da organização.
Em termos departamentalização consiste inicialmente na divisão das grandes áreas da empresa em unidades menores especializadas, deixando para o final a composição dos órgãos menores. Com o emprego de um planejamento cuidadoso e considerando-se de permitir que se elabore uma estrutura consistente com os objetivos da instituição.
Assim sendo, vemos que departamentalização é uma imposição do crescimento e desenvolvimento racional dos órgãos, diminuindo a probabilidade dos mesmos se tornarem complexos, embora em algumas grandes empresas, isto não seja plenamente conseguido 5.1 conceito pagina 135 autor (organização e métodos – Luiz Oswaldo Leal da Rocha, 6º edição).
Tipos:
Departamentalização por objetivo ou proposito dominante:
Agrupa em um só departamento (ou outro órgão de maior posicionamento hierárquico) toda uma serie de atividades desenvolvidas para prestar determinado objetivo amplo, tais como: saúde, educação, et.
Vantagens